Afinal, que Ciência é Esta?
A Gerontologia é definida de várias formas, mas todas convergem para um ponto em comum: o estudo do envelhecimento nos seus aspetos biológicos, psicológicos e sociais. Por isso, é uma abordagem biopsicossocial.
Diferença Entre Gerontologia e Geriatria
É frequente observar alguma confusão entre os conceitos de Gerontologia e de Geriatria, inclusive na designação de formações vocacionadas para o apoio às pessoas mais velhas.


Os Pioneiros da Gerontologia

Élie Metchnikoff (1845 – 1916), médico e cientista russo pioneiro na investigação em imunologia e Prémio Nobel da Medicina em 1908, que em 1903 propôs pela primeira vez a criação de uma nova especialidade, a Gerontologia, defendendo a sua importância científica e um campo de investigação dedicado ao estudo exclusivo do envelhecimento, da velhice e dos «idosos».

Edward Julius Stieglitz (1899 – 1958), médico geriatra americano que utiliza pela primeira vez, em 1948, a expressão «Gerontologia Social», considerando a Gerontologia uma ciência social “centrada no homem como organismo social, existente no ambiente social e sendo afetado por ele”.

Nathan Wetherell Shock (1906-1989), cientista americano, considerado o “pai da Gerontologia”, que coordenou uma das primeiras investigações longitudinais sobre o envelhecimento, o Baltimore Study of Aging (BLSA), iniciado em 1958 e ainda ativo.