O envelhecimento bem-sucedido (EBS) envolve, geralmente, a manutenção de alta funcionalidade física e cognitiva, o envolvimento social ativo e a ausência de doenças incapacitantes.
Exemplos concretos incluem pessoas que continuam ativas nas suas comunidades, mantêm hobbies e relacionamentos significativos, e adaptam-se às mudanças da vida com resiliência.
Uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, sono adequado, sexualidade ativa e gestão do stress são fatores chave. É importante referir que o envelhecimento bem-sucedido é multifacetado e pessoal, variando de acordo com as circunstâncias e preferências individuais.
Pesquisas sugerem que ter um propósito de vida, como um «Plano B» após a aposentação, pode ajudar a viver mais, reduzir o stress, diminuir a pressão arterial, diminuir o risco de depressão e tornar a vida mais gratificante e divertida!

Imagem de petitemimine.centerblog.net
Das expressões de incentivo para envolver mais e melhor as pessoas mais velhas destaco:
Partilhar experiências. Iniciar uma nova carreira. Dedicar-se a uma causa.
Ampliar horizontes. Unir forças. Fazer novos amig@s. Diversão com amig@s.
Preocupar-se com os outros. Ter um espírito jovem.
Viver a vida intensamente!

Imagem de Clarami, es.PiCMix.com
Alguns exemplos de envelhecimento bem-sucedido
- Mulher de 100 anos trabalha na mesma loja há quase três décadas e diz que não se quer aposentar





Além destas figuras mais mediáticas, há muitas pessoas mais velhas que são um exemplo de envelhecimento ativo e saudável, como se ilustra com os vídeos abaixo.
Vídeo «O que é velhice. Por quê?» Maria Garcia https://www.youtube.com/watch?v=PNcIjzkETcc

Documentário Envelhescência (trailer). https://www.youtube.com/watch?v=dsVEsBEzKyc
“Dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, a longa metragem Envelhescência relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor. Intercalado com comentários de especialistas (Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sergio Cortella) o filme sugere uma nova perspetiva sobre o significado do envelhecimento em nossas vidas.”
O documentário completo pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=i4cLyLdK5EA&t=7s