
Olá, sou Raul Jorge Marques
Dediquei a minha carreira ao ensino da Geografia nos ensinos básico, secundário e superior, assim como à investigação e consultoria em desenvolvimento local e regional. Nos últimos anos, foquei-me no ensino da Gerontologia, no empoderamento das pessoas mais velhas e nas relações intergeracionais, essenciais para boas políticas gerontológicas locais.
Estou interessado em projetos locais que abordem questões sobre o envelhecimento ativo, visando melhorar a qualidade de vida e a participação das pessoas mais velhas nas estratégias e ações que lhes são destinadas.
Formação Académica
Sou Licenciado em Geografia e em Geografia – Ramo de Formação Educacional, Mestre em Geografia Humana – Desenvolvimento Regional e Pós-graduado em Gerontologia Clínica e em Gerontologia Social.
Experiência Profissional
Até 2008 fui docente nos ensinos básico, secundário e superior, consultor independente e investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e no Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.
Entre 2008 e 2013 fui sócio-gerente da empresa de consultoria SublimApoio, Lda, localizada em Mafra.
Desde 2009 tenho o Certificado de Aptidão Profissional (CAP), emitido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., com o nº EDF 37464/2004 DL
Em 2013 regressei à consultoria independente, com especial foco em Desenvolvimento Local/Regional, Prospetiva Estratégica Territorial e, claro, Gerontologia.
Desde 2021 sou Coordenador Científico do Grupo de Trabalho Envelhecimento e Desenvolvimento Local da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, tendo dedicado a minha atenção à promoção do envelhecimento ativo e ao empoderamento das pessoas mais velhas, com destaque para quatro projetos:
- Em 2022, o Estudo de Avaliação Multidimensional do Envelhecimento Ativo e Saudável
- Em 2023, a Capacitação de Técnicos/as que intervêm na Área da Gerontologia. Formação Certificada. Acordo de Cooperação ANIMAR- IEFP
- Em 2023, o apoio ao Projeto Gerar Identidades – Contrato Local de Desenvolvimento Social, 4ª Geração (CLDS 4G) do Monte – Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E, na “Abordagem Colaborativa no Processo de Envelhecimento / Plano Gerontológico Local do Concelho de Arraiolos”
- Em 2024, a criação do Glossário Anti-Idadismo – As Pessoas Mais Velhas Não São Descartáveis